Dores no corpo e as emoções

Você costuma prestar atenção aos sinais do seu corpo? Já sentiu mal-estar ou dores que não foram explicados por exames? Pois saiba que seu corpo é mais inteligente do que você imagina!

sofrimento-670x300

Hoje, já compreendemos o quanto nossas emoções afetam a saúde do nosso corpo físico, gerando sensações desagradáveis, mal-estar e dores. Saúde física e saúde mental estão interligadas e fazem conexões diárias e constantes.

Geralmente, quando estamos cansamos, esgotados e estressados, é que essas dores vem, deixando-nos ainda mais chateados, indispostos e até muitas vezes, inaptos às atividades diárias. É que esse estresse se manifesta em nosso corpo através de enxaquecas, dores e queimações no estômago, diarreias, tonturas, entre tantos outros problemas físicos. É uma forma de o nosso corpo “gritar” que algo está errado e você precisa fazer alguma coisa!

O corpo “somatiza” o estresse e os problemas emocionais. Daí vem o nome “doenças psicossomáticas”: são doenças cujos sintomas não tem origem física, mas sim, de fundo emocional.

Para evitar e tratar tais questões, dê uma olhada nestas dicas abaixo:

# Descubra as emoções que estão causando as dores

Se você avaliar seus momentos, possivelmente conseguirá tomar nota de suas emoções durante um dia. Perceba quais são suas atividades, a quantidade delas, como está a qualidade do seu sono, se está conseguindo se alimentar bem ou não, se está atribulado demais, se faz as coisas para os outros, sem nunca conseguir dizer “não”. E mais: avalie o mundo ao seu redor, em que atmosfera você está vivendo, que ar você está respirando. E anote todas as suas reações e emoções referentes a cada momento. anote também dores e sensações desagradáveis no corpo nesse dia e nos dias subsequentes. É bem provável que você consiga perceber a relação entre a dor e a emoção.

# Aprenda a gerenciar suas emoções

Sendo impossível fugir delas, o melhor é compreendê-las. Anote suas emoções, compreenda os motivos, corrija o que puder na sua vida, mesmo que aos poucos, e estude ferramentas para aprender a lidar com essas emoções, sem que elas cheguem ao ponto de evidenciar-se fisicamente. Isto é, ao sentir emoções ruins, identifique as causas, corrija, se puder, e imediatamente, troque uma emoção ruim por outra boa. Faça nesse momento, atividades agradáveis, que recuperem seu bem-estar e lhe devolva o equilíbrio necessário para lhe trazer de volta a paz.

# Procure ajuda profissional

Se você sentir que as questões são profundas demais para lidar sozinho, não tenha medo, nem vergonha de procurar ajuda profissional! Certamente, o profissional adequado irá lhe ajudar a dissolver as condições emocionais e evitar que estas somatizem no seu corpo.

#Exercite o Autoconhecimento

Reserve um tempo diário para você! Mesmo que no início sejam poucos minutos por dia, não deixe de parar tudo e dedicá-los a você! Faça pausas e nestes momentos, acostume-se a se questionar. Perguntas são a chave para o desenvolvimento do autoconhecimento. Pergunte-se “o quê”, “por quê”, mas principalmente “como”. Trabalhar o autoconhecimento ajuda a desenvolver a autoestima, o autocontrole e, consequente, melhora o gerenciamento das emoções.

No meu Programa Completo de Coaching – 8 sessões, dezenas de pessoas que recebo, chegam amarguradas, chorosas, estressadas, desiludidas com a vida. Mas aprendendo as técnicas certas de autoconhecimento e inteligência emocional, conseguem superar seus desafios internos e viver uma vida muito mais plena e equilibrada. Se você quiser saber mais sobre o Programa, clique AQUI.

E seja feliz!

Andrea Laurenti

Coach Pessoal & Profissional

Whatsapp: 11 99776-2125

Compartilhe e deixe seu comentário abaixo! Ficarei muito feliz em ler e responder! 
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s